O que é um seguro de vida crédito habitação?
É um seguro associado ao crédito habitação, que garante o pagamento do empréstimo da casa à instituição de crédito, se um dos titulares do empréstimo morrer ou ficar inválido.
Posso alterar o meu seguro crédito habitação para outra seguradora?
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 222/2009, os clientes têm liberdade para escolher o seguro de vida mais vantajoso e podem mudar de Segurador no decorrer da vigência do contrato.
Mas o meu banco, na época, obrigou-me a fazer o seguro de vida no próprio banco.
Antes de 2009, os bancos podiam obrigar os seus clientes a fazerem o seguro na própria instituição para terem acesso ao crédito. Desde 2009 e de acordo com Decreto Lei nº222/2009, os bancos não podem obrigar os clientes a fazer o seguro na própria instituição, logo tem toda a liberdade para fazer o seguro onde quiser.
Se mudar de seguradora, o meu banco pode aumentar o meu spread?
Na grande maioria dos casos, o banco não pode aumentar o spread, logo os ganhos com a mudança do seguro são enormes. Porém existem casos em que o spread pode sofrer um ligeiro aumento, mas como verá fazendo uma simulação connosco, o ganho é enorme, na ordem das centenas de euros por ano.
Vou fazer um crédito habitação … quando devo contactar o doutorVida?
O mais cedo possivel, pois o banco com o qual irá contrair o seu crédito tentará, provavelmente, que faça o seguro no próprio banco. Mas se estiver prevenido e fizer o seguro connosco, irá poupar muito dinheiro.
E se o meu banco não autorizar a mudança do seguro?
Com base no Decreto-Lei nº 222/2009, o banco é obrigado a aceitar a mudança do seguro.
Não me lembro se tenho seguro de vida … nem onde … o que devo fazer?
Basta consultar o extrato do banco onde tem o seu crédito e vai ver que paga centenas de Euros por ano.
Porquê optar pelo seguro de vida do doutorVida?
Porque o nosso seguro tem um preço extremamente competitivo e ainda as melhores coberturas do mercado. Garantimos ainda total rapidez na aprovação e tratamos de todo o processo por si de forma totalmente gratuita.
Quais as diferenças entre Invalidez Total e Permanente (ITP) e Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD)?
Invalidez Total e Permanente(ITP), é uma invalidez permanente originada por doença ou acidente, de grau igual ou superior a 60%, 65% ou 66,6%, desde que seja irreversível e impossibilite de realizar a sua profissão ou qualquer outra para a qual esteja habilitada.
Invalidez Absoluta e Definitiva(IAD), é uma invalidez permanente originada por uma doença ou acidente, cujas consequências obrigam a pessoa segura a depender de uma terceira pessoa para o cumprimento das necessidades básicas da vida diária, como comer, vestir-se, higiene pessoal, etc…
Pode-se designar outros beneficiários, para além da instituição de Crédito?
Sim. Em caso de morte, a diferença entre o valor em dívida e o capital seguro, irá ser pago a esses beneficiários. Se não existirem beneficiários designados, o capital remanescente será pago aos herdeiros legais.
É necessário que a duração do contrato do seguro tenha de coincidir com a duração do crédito?
Sim. O contrato de seguro deve acompanhar a duração do empréstimo, não podendo ultrapassar os 85 anos da pessoa Segura.
Se mudar de profissão ou passar a residir noutro país, devo informar a seguradora?
Sim. É obrigatório pois a tarifação dos seguros de vida é feita com base na profissão, na residência, etc…
Quanto custa um seguro de vida crédito habitação?
Existem muitos fatores que influenciam o custo do seguro, capital, profissão, idade, etc…