A contratação de um seguro de vida pode ser uma das melhores decisões financeiras que tomamos, no entanto, se é doméstica (dona de casa) deve ter alguns cuidados.
Para que possa entender um pouco melhor passamos a explicar alguns termos em seguros desmistificando assim o segurês:
O que é um Seguro de Vida?
Um seguro de vida não é mais do que um contrato assinado entre uma pessoa, ou grupos de pessoas e uma companhia de seguros com o único objetivo de em caso de morte da pessoa segura, a seguradora pagar o capital seguro aos beneficiários da apólice ou aos seus legítimos herdeiros. A cobertura de Morte é sempre uma cobertura principal, pois não existe nenhum seguro de Vida sem esta cobertura, no entanto, podemos contratar outro tido de coberturas, tais como Invalidez, Doenças Graves, Subsídio diário em caso de Internamento, entre outras.
Se sou Doméstica porque devo ter atenção ao contratar um Seguro de Vida?
Deve ter atenção principalmente com as coberturas complementares e em particular á cobertura de Invalidez, pois esta é uma cobertura complementar das mais importantes e exigida sempre pelos bancos quando fazemos um Crédito Habitação, mas para perceber melhor temos de explicar primeiro os dois tipos de invalidez disponíveis em Portugal:
- IAD (Invalidez Absoluta e Definitiva) – É uma invalidez permanente originada por uma doença ou acidente, cujas consequências obrigam a pessoa segura a depender de uma terceira pessoa para o cumprimento das necessidades básicas da vida diária, como comer, vestir-se, higiene pessoal, etc…
- ITP (Invalidez Total e Permanente) – É uma invalidez permanente originada por doença ou acidente, de grau igual ou superior a 60%, 65% ou 66,6%, desde que seja irreversível e impossibilite de realizar a sua profissão ou qualquer outra para a qual esteja habilitada.
Agora que já percebeu as diferenças entre os dois tipos de Invalidez, deve ter percebido que a ITP é muito melhor que a IAD e a atenção que deve ter é precisamente com esta cobertura a ITP.
De uma forma errada, a generalidade das pessoas não considera a atividade doméstica como uma profissão, e algumas seguradoras não são diferentes. Aconselhamos, antes de subscrever uma apólice de Vida, ou se já tem um seguro de Vida, a verificar muito bem as condições gerais, para que um dia não tenha surpresas se algo lhe acontecer.
Se depois de ler este nosso artigo, tiver dúvidas, ou se quiser esclarecer mais alguma questão, não hesite em contactar-nos, teremos todo o gosto em ajudar.